Reader Comments

Assuntos vestibulares e universitários

by Sanderlei Santos (2017-11-03)


As universidades brasileiras apenas aceitaram os alunos aprovados em um exame da OAB. Todo estudante de pós-graduação do ensino médio deve passar nesse exame para entrar na graduação da faculdade. O vestibular é administrado por cada universidade, mas desde 2009 as instituições educacionais ganharam a possibilidade de combinar seu exame com um exame nacional promovido e organizado pelo governo brasileiro nomeado como ENEM (High School National Exam).

Após esse passo, o estudante finalmente é matriculado em uma universidade. Normalmente, obter um diploma de Direito não excede uma duração de cinco anos e é oferecido por universidades privadas e públicas, uma vez que são autorizados e credenciados pela Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB e observam a regulamentação do Ministério Federal da Educação (MEC).

OAB

Cada Universidade é muito autônoma ao falar sobre sua organização e currículo acadêmico interno, mas o Conselho Nacional de Educação (CNE) prescreveu que alguns assuntos são obrigatórios. Eles são classificados em três eixos:

Eixo de Educação Básica: temas incluídos em áreas de conhecimento ligadas ao direito, ciências políticas, economia, filosofia, sociologia são bons exemplos de assuntos incluídos nela.
Eixo de Educação Profissional: o que é basicamente aprendido nos assuntos solicitados neste eixo são termos legais. Assuntos como direito constitucional, direito administrativo, direito internacional e outros fazem parte da Educação Profissional. https://twitter.com/LucianaTcflag13/status/895652014440329217